Com mais de R$ 13 milhões em investimento, as obras da avenida Pio XII, no bairro Água Branca, caminham para a fase final. Na manhã dessa quinta (23/1), a administração do município visitou o local para conversar com os moradores sobre a requalificação na via, que já minimiza os problemas históricos de drenagem e promove melhorias significativas para a mobilidade urbana e a qualidade de vida na região.
O projeto incluiu a construção de galerias de macro e microdrenagem, instalação de bocas de lobo e poços de visita, pavimentação de 700 metros de asfalto e revitalização do canteiro central. Agora, o local conta com pista de caminhada, academia ao ar livre, gradil e arborização, promovendo mais conforto e valorização para o bairro. Alguns pontos, como a rotatória, instalação de bocas de lobo e a requalificação dos passeios - quebrados com a obra - serão construídos.
A prefeita Marília Campos, ressaltou que os investimentos são importantes para melhorar a qualidade de vida da população. “Essas obras são um investimento fundamental para a melhoria da qualidade de vida da população. Elas contribuem para um ambiente mais seguro e tranquilo, principalmente durante o período chuvoso. A recuperação e construção de passeios, além da implantação de sistemas de drenagem, como a galeria na rotatória, são algumas das medidas que estamos realizando para prevenir alagamentos e outros problemas relacionados às chuvas”, disse.
“Estamos concluindo a rotatória entre as avenidas Pio XII e Teleférico, que, além de melhorar o escoamento das águas que se encontram no ponto, será um ponto fundamental para a organização do trânsito e modernização da área”, destacou a prefeita.
O secretário de Obras e Serviços Urbanos, Rômulo Perilli, explicou que a obra foi planejada e executada visando a entrega de resultados duradouros. “Revisamos toda a capacidade de drenagem da região, recalculamos e revisamos cada detalhe para garantir que o sistema suporte até mesmo em caso de chuvas intensas por um longo período. Além disso, eliminamos o esgoto existente, e que antes era lançado na galeria de drenagem, um problema histórico que agora foi resolvido”.
Em dálogo entre Prefeitura e população, foram discutidas os impactos que as obras na av. Pio XII ocasionaram para moradores e comerciantes do entorno Fotos: Adelcio Ramos/PMC
Para a moradora Ana Lúcia Silva, que já enfrentou, no passado, problemas com alagamentos, a obra traz alívio e segurança: “A última chuva teve impacto bem menor. Agora não tenho tanto medo das chuvas. Além disso, o bairro ficou mais bonito com o canteiro central, está organizado, a pista e a academia ao ar livre são ótimas”.
A moradora, Kellen Regina, ressaltou que esses diálogos são importantes para reconhecer o que foi feito e melhorou, mas também apontar o que ainda precisa ser resolvido e que a população deve colaborar também. “Quando a obra começou, tivemos um deslocamento de parede e a inclinação de um poste, mas a situação foi resolvida. Isso foi essencial, especialmente porque meus sogros, que são idosos e doentes, precisam de tranquilidade. Logo após o recapeamento, os sistemas de água estavam entupidos e a Prefeitura veio fazer a limpeza. Foram retirados dois caminhões de entulho, incluindo roupas velhas, jogadas no esgoto, o que causou refluxo em vários pontos da região. Sem uma mudança cultural e um esforço conjunto, dificilmente vamos conseguir eliminar esse problema”.
A prefeita fez um apelo à população para manter a limpeza da região, ressaltando que “ há a necessidade da colaboração de todos”. “Vamos manter as conquistas dessa obra e seguir construindo uma cidade mais moderna e acolhedora para todos”, ressaltou.
IPTU
Além das melhorias urbanas, a Prefeitura dialogou com os moradores sobre o Projeto de Lei Complementar, que propõe a isenção ou remissão proporcional do IPTU para imóveis não residenciais, impactados por obras públicas de longa duração. “Essa medida busca justiça tributária e reconhecimento dos impactos temporários que essas intervenções causam”, explicou Marília.
Clique aqui e acesse a galeria de fotos